Finn

Café: seja expresso, coado, com leite, duplo, ele é uma bebida mundial. Quem não gosta de tomar um cafezinho de manhã, ou durante o trabalho?

Com certeza você já ouviu falar de muitas coisas negativas sobre essa bebida. Mas o café em pequenas doses tem diversos benefícios para a sua saúde.

Essa bebida contém minerais e cafeína, substância que contribui para o rendimento físico e aumento da capacidade de concentração, além de manter o indivíduo em estado de alerta e melhorar as funções cognitivas, tais como a memória, linguagem e capacidade de aprendizado. Compostos antioxidantes naturalmente presentes no café são poderosos aliados no combate aos radicais livres, prevenindo doenças crônicas, como as doenças do coração.

O Guia Alimentar adaptado para a população Brasileira recomenda o consumo moderado da bebida, que é de ate 2 a 3 xícaras por dia. Uma xícara de café com 150 ml equivale a 60-150 mg de cafeína, variando conforme o tipo de grão. Por isso é preciso tomar cuidado com o excesso, pois doses elevadas de cafeína (>600 mg/dia) podem induzir efeitos negativos, tais como taquicardia, palpitações, insônias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas.

É importante ficar atento também à quantidade de açúcar que você adiciona no café, pois de xícara em xícara pode acabar consumindo além do recomendado e incluindo muitas calorias extras na alimentação. O açúcar não deve contribuir com mais 10% das calorias diárias, porque o seu consumo excessivo está relacionado com o aumento de risco de obesidade e cáries dentárias.

Os adoçantes são uma opção para reduzir as calorias na bebida, sem deixar o sabor doce de lado. De forma prática, na tabela abaixo é possível observar uma comparação calórica entre a bebida adoçada com adoçante e com açúcar.

Alimento Medida Caseira Volume (Ml) Calorias (Kcal)
Café com açúcar 1 xíc. café 50 26
Café com adoçante 1 xícara 50 2
Café sem açúcar 1 xíc. café 50 2
Adoçante

Agora que você já conhece os benefícios que o café pode trazer para a sua saúde, aproveite as pausas do dia para o seu cafezinho. FINN possui a linha mais completa de adoçantes para deixar essa hora ainda melhor, sem descuidar da saúde.

REFERÊNCIAS:

ALVES, Rita C.; CASAL, Susana; OLIVEIRA, Beatriz. Benefícios do café na saúde: mito ou realidade?. Quím. Nova, São Paulo , v. 32, n. 8, 2009.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

CORREA, TAF, et al. Medium Light and Medium Roast Paper-Filtered Coffee Increased Antioxidant Capacity in Healthy Volunteers: Results of a Randomized Trial. Plant Foods for Human Nutrition. Sep 2012, Volume 67, Issue 3, pp 277-282.

MOURA, GS; MENDES, SP; BRASILEIRO ME. Benefícios e Malefícios relacionados ao Café: Revisão de Literatura. Rev. Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição [serial on-line] 2010 jan-jul 1(1):1-15