Finn

A chegada do inverno faz com que muitas pessoas busquem por alimentos quentes, para ajudar a manter o corpo aquecido. Dentre os alimentos mais procurados nessa época estão os caldos, as sopas e os chás.

O chá é uma bebida milenar, consumida há mais de cinco mil anos e conhecida mundialmente. A bebida foi descoberta na China, após algumas ervas caírem acidentalmente na água fervente de um imperador, que ao sentir o aroma agradável, resolveu experimentar, difundindo, assim, o hábito por todo o país e, posteriormente, pelo mundo. Além de aroma e sabor agradáveis, o consumo dos chás podem trazer diversos benefícios para a saúde, fornecendo para o corpo compostos importantes como antioxidantes, que ajudam a fortalecer as defesas, vitaminas e minerais, além de apresentar poucas calorias, ideal para quem precisa controlar o peso. Mas cuidado, adicionar açúcares ou mel na bebida pode agregar calorias extras na alimentação, o que pode ser ruim para quem deseja perder peso. Além disso, o consumo de açúcar em excesso está associado ao ganho de peso. Assim, se você não abre mão do sabor doce, uma opção são os adoçantes não calóricos, que além de serem seguros para uso, não agregam calorias.

Veja abaixo algumas dicas de receitas saborosas e nutritivas para esse inverno:

CHÁ DE CAPIM LIMÃO COM LIMÃO E GENGIBRE

Ingredientes:
• 300 ml de água
• folhas de capim limão
• folhas de maracujá
• 2 rodelas de limão siciliano
• 1 gengibre sem casca picado
• 1 sachê de adoçante 100% sucralose

Modo de preparo:
Em uma chaleira, ferva a água e acrescente as folhas de capim limão e de maracujá, as rodelas de limão siciliano e o gengibre cortado. Desligue o fogo e tampe a panela por, aproximadamente, cinco minutos. Coe o chá, adoce com o adoçante e sirva a seguir.

Rendimento:
• 1 porção

Benefícios:
Para relaxar!

As folhas de capim limão e do maracujá possuem um efeito relaxante para uma boa noite de sono, perfeito para quem teve um dia agitado e cansativo.

CHÁ VERDE COM HORTELÃ

Ingredientes:
• 300 ml de água fervente
• folhas de chá verde
• 4 raminhos de hortelã fresca
• 1 colher de sopa de suco de limão
• 1 sachê de adoçante 100% stévia

Modo de preparo:
Em uma chaleira, ferva a água. Junte as folhas de chá verde, os raminhos de hortelã, e o suco de limão. Tampe a chaleira e deixe por cinco minutos. Coe o chá, adoce com o adoçante e sirva a seguir.

Rendimento:
• 1 porção

Benefícios:
Para manter o corpo aquecido!
O chá verde é fonte de cafeína, um estimulante que aumenta o metabolismo, ajudando na produção de calor.

Referências:

Nishiyama MF, Costa MAF, Costa AM, Souza CGM, Bôer CG, Bracht CK, Peralta RM. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Ciênc Tecnol Aliment, 2010; 30(Supl.1):191-196.
Nunes SP, Thomas AB, Lima LCO. Compostos fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante em chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa l.). XXIII congresso de pós-graduação da UFLA, 2014.
Pereira RJ, Cardoso MG. Metabólitos secundários vegetais e benefícios antioxidantes. J Biotec Biodivers, 2012; 3(4):146-152.
Santos U, Santos B, Silva GF, Constant P, Santos JAB. Avaliação de potencial de ervas medicinais: capim-limão (Cymbopogon citratus d.c.), chá verde (Camellia sinensis l.) e hibisco (Hibiscus sabdariffa l.) para obtenção de chás solúveis. Revista GEINTEC, 2014; 4(4):1399-1408.