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Caminha ou corrida? Se você está em dúvida em qual destas atividades físicas apostar, saiba que essa questão ainda está em discussão entre os maiores pesquisadores no assunto.

De forma geral, a resposta que os estudos científicos nos dão é que a indicação de uma ou outra modalidade depende do seu objetivo pessoal.

Segundo o Ministério da Saúde, a caminhada é a atividade física mais praticada no Brasil, estando na frente até mesmo do futebol, que também é um queridinho entre os brasileiros. Embora caminhar e correr contribuam para a diminuição do risco de pressão alta, colesterol alto e diabetes, nessa comparação a caminhada sai ganhando ao apresentar maior redução do risco de doenças. Assim, se o seu objetivo é o bem estar e qualidade de vida, aposte na caminhada.

Por outro lado, se a sua preocupação é com o ponteiro da balança, a corrida parece ser a melhor opção. As duas modalidades ajudam na manutenção do peso, mas correr tem mostrado resultados mais positivos na redução dos quilinhos extras.

Agora você já sabe que tanto a corrida quanto a caminhada trazem benefícios para a sua saúde, não há desculpas para ficar sem se exercitar.

REFERÊNCIAS:

1- Malta, DC, Moura et al. Physical activities pattern among Brazilian adults: Results of phone survey, 2006. Epidemiol. Serv. Saúde. 2009;18(1):7-16.

2- Williams PT. Greater weight loss from running than walking during a 6.2-yr prospective follow-up. Med Sci Sports Exerc. 2013;45(4):706-13.

3- Williams PT, Thompson PD. Walking versus running for hypertension, cholesterol, and diabetes mellitus risk reduction. Arterioscler Thromb Vasc Biol. 2013 May;33(5):1085-91.