Finn

A falta de tempo é uma das principais dificuldades encontradas por quem busca uma vida mais saudável por meio da prática de atividade física. Mas o que poucos sabem é que ao menos 30 minutinhos de exercícios físicos diários já trazem muitos benefícios à saúde. Esses minutos podem ainda ser acumulados durante o dia, ou seja, com 10 minutos de caminhada até o trabalho de manhã, 10 minutos de brincadeiras com as crianças e mais 10 minutos dançando em frente ao espelho já é possível começar a observar os benefícios!

A atividade física diária, além de prevenir o sobrepeso e doenças do coração, é também benéfica para a saúde mental e emocional. Exercitar-se, principalmente ao ar livre, libera hormônios responsáveis pelo bem-estar. Quer mais benefícios? Ossos, articulações e o sistema imunológico das pessoas que praticam exercícios físicos regularmente são mais fortes do que de pessoas sedentárias.

Todo mundo, exceto aqueles com restrição médica, pode adotar os “30 minutinhos de atividade física por dia”. E o melhor disso é que não é necessário praticar apenas exercícios de alta intensidade para conquistar mais qualidade de vida. Os estudos mostram que atividades moderadas como a caminhada e até o alongamento também garantem saldo positivo para uma vida mais saudável.

Outro motivo para não deixar os exercícios de lado é que não existe restrição de idade: crianças que praticam atividade física têm melhor desempenho escolar e relacionamento com os colegas; adultos fisicamente ativos dormem melhor, mostram melhor desempenho no trabalho; idosos que fazem 30 minutos de exercícios físicos diários ficam doentes com menos frequência, possuem mais equilíbrio e são mais independentes.

Agora que já conhece os benefícios da atividade física, que tal começar hoje mesmo?

REFERÊNCIAS:

Projeto "Colorindo o prato e movendo o sapato".[homepage na intenet]. Guia Alimentar para a População Brasileira – Diretriz Especial 1:Atividade Física. [Acesso em 02 de dezembro de 2013]. Disponível em:http://www.telessaude.uerj.br/colorindo-e-movendo/movendo/material/guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira-diretriz-especial-1-atividade-fisica