Finn

Atualmente é comum ficarmos confusos na hora de escolher um produto no mercado. Isso porque somos bombardeados por diversas informações que nem sempre entendemos bem. Mas calma, vamos descomplicar isso em um minuto. O rótulo dos alimentos é uma ferramenta valiosa para fazer escolhas mais saudáveis. Anote as dicas de FINN de como utilizá-lo em seu dia a dia e facilitar as compras.

1- Em primeiro lugar, é importante olhar a lista de ingredientes dos alimentos. A dica é que os itens descritos estão em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que está presente em maior quantidade no produto, enquanto o último é aquele presente em menor quantidade. Olhando a lista também descobrimos se o produto possui açúcar, gorduras ou sal em sua composição.

2- Qual a diferença entre diet e light? Para um alimento ser considerado diet, algum nutriente deve ser totalmente removido da sua formulação, já o termo light significa que um determinado nutriente foi removido em ao menos 25%, em relação à versão original. Geralmente produtos diet são destinados a pessoas que possuem alguma restrição na alimentação, como os diabéticos, que devem evitar o açúcar. Mas é importante estar atento porque a remoção total ou parcial pode ser de qualquer nutriente, como o sal, gorduras ou açúcares. Em caso de dúvida, confira a lista de ingredientes.

3- Outra dica é procurar alimentos que possuem selos de certificação, como por exemplo, o da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD). Para receber este selo, o produto é avaliado por médicos e nutricionistas que atestam a qualidade do produto e certificam que o consumo deste também é indicado para pessoas com diabetes. Você já reparou que toda a linha FINN possui o selo da ANAD?

4- A última dica é olhar a tabela nutricional, que traz os valores de calorias e nutrientes do alimento. O símbolo “VD%” indica a contribuição, em porcentagem, do produto para a sua recomendação de ingestão diária de cada nutriente com base em uma dieta de 2000 calorias (Kcal).

Ficou mais fácil? Então utilize essas dicas na próxima vez que você for ao mercado!

REFERÊNCIAS:

1- Associação Nacional de Assistência ao Diabético. [homepage na internet]. Selo de qualidade e confiança ANAD. [Acesso em 07 de nov de 2013]. Disponível em: http://www.anad.org.br/institucional/sobre_produtosrecomendados.asp